ESTUDOS GRAMATICAIS


Leia a charge:

Fonte: EAD Uniube

No trecho “Público é uma palavra proparoxítona.” Se retirarmos o acento da palavra “Público” o que acontece? Marque a alternativa correta:


Muda só a classificação, porque o personagem da charge não conhece as regras de acentuação gráfica: Pú – bli – co (paroxítona); e pu – bli –co (oxítona).


Muda a sílaba tônica: Pú – bli – co (proparoxítona); e pu – bli –co (paroxítona), perde o acento porque não acentuamos paroxítona terminada em (O).


Muda a classe gramatical, a sílaba tônica e o sentido, pois Pú – bli – co ( substantivo: plateia; adjetivo: do povo - proparoxítona); e pu – bli –co (verbo: publicar - paroxítona).


Muda a classe gramatical: Pú – bli – co (substantivo masculino coletivo); e pu – bli –co (verbo – primeira pessoa do presente do subjuntivo).


Muda a classe gramatical:  Pú – bli – co ( substantivo ou adjetivo); e pu – bli –co (verbo), pois o sentido fica o mesmo.

Leia uma das páginas do livro Felizbrim: um amiguinho cheio de luz:

 

CRUZ, Mônica A. de Oliveira. Felizbrim: um amiguinho cheio de luz. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011.

 

A vírgula está empregada de acordo com a língua padrão em:


Os dias foram passando, Leo voltou a brincar com os amigos na rua.


Os dias foram, passando... Leo voltou a brincar com os amigos na rua.


Os dias foram passando... Leo, voltou a brincar com os amigos na rua.


Os dias, foram passando... Leo voltou a brincar com os amigos na rua.


Os dias foram passando... Leo voltou, a brincar com os amigos na rua.

O OURO DO SÉCULO 21

 

Cério, gadolínio, lutécio, promécio e érbio; sumário, térbio e disprósio; hólmio, túlio e itérbio. Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol, que ainda teria no banco de reservas lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio. Mas esses 17 metais chamados de terras-raras, fazem parte da vida de quase todos os humanos do planeta.

Chamados por muitos de “ouro do século 21", "elementos do futuro" ou “vitaminas da indústria", eles estão nos materiais usados na fabricação de lâmpadas, telas de computadores, tablets e celulares, motores de carros elétricos, baterias e até turbinas eólicas. Apesar de tantas aplicações, o Brasil, dono da segunda maior reserva do mundo desses metais, parou de extraí-los e usá-los em 2002. Agora, volta a pensar em retomar sua exploração.

 

SILVEIRA. E. Disponível em: . Acesso em: 6 dez 2017 (adaptado)

 

As aspas sinalizam expressões metafóricas empregadas intencionalmente pelo autor do texto para


imprimir um tom irônico à reportagem.


incorporar citações de especialistas à reportagem.


atribuir maior valor aos metais, objeto da reportagem.


esclarecer termos científicos empregados na reportagem.


marcar a apropriação de termos de outra ciência pela reportagem.

Como sabemos, as conjunções são utilizadas para estabelecer relações entre as orações. Quando estudamos as conjunções coordenadas, podemos, então, falar que há uma ligação entre as palavras ou orações com mesmo valor sintático. Leia as orações que seguem e associe as conjunções coordenativas destacadas aos seus respectivos valores semânticos.

 

( ) Você almoça ou vê televisão. Decida!
( ) Não tenha receio, pois eu a protegerei
( ) Você é muito inteligente e esforçado.
( ) Não tenho condições de levar você à escola, pois o pneu do carro está furado.
( ) Tentei chegar mais cedo, mas não foi possível.

 

(1) adição.
(2) conclusão.
(3) alternância ou exclusão.
(4) oposição ou adversidade.
(5) explicação.

A opção correta é:


3, 1, 2, 4, 5.


3, 5, 1, 2, 4.


3, 4, 5, 2, 1.


3, 2, 4, 5, 1.


3, 2, 1, 5, 4.

Os sinais de pontuação constituem recursos da língua escrita, e não da língua falada. Uma frase mal pontuada pode gerar confusões, ambiguidades e mal-entendidos. Portanto, esses sinais possuem dupla finalidade: semântica e de orientação de leitura.

Das afirmativas, a seguir, marque aquela que sintetiza essa ideia sem mudar ou alterar o sentido:


O mau emprego dos sinais de pontuação constitui erro não só sob o aspecto gramatical ou ortográfico, mas de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação constitui erro só sob o aspecto gramatical ou ortográfico e, não, de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação não constitui erro nem sob o aspecto gramatical ou ortográfico, nem de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação não constitui erro sob o aspecto gramatical ou ortográfico, mas de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação constitui correção do aspecto gramatical ou ortográfico, assim como do entendimento real daquilo que se deseja comunicar.

Leia com atenção as definições:

 

Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.

Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo.

 

Cada uma das alternativas, a seguir, é formada por um substantivo e um adjetivo. Entre os pares apresentados, mudará o sentido se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:


vários motivos.


grandes casas.


cruel ideia.


bichos menores.


grande mulher.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

 

Fonte: Acervo EAD Uniube

 

A palavra destacada – IMÓVEL - é, respectivamente:


Substantivo e substantivo.


Advérbio e adjetivo.


Adjetivo e verbo.


Adjetivo e advérbio.


Substantivo e adjetivo.

Os sinais de pontuação constituem recursos da língua escrita, e não da língua falada. Sobre os sinais de pontuação, identifique os itens corretos:

I- O conhecimento das estruturas oracionais ou frasais conduz ao conhecimento das situações e normas de pontuação, para a correta expressão do pensamento.

II- O mau emprego dos sinais de pontuação constitui erro não só sob o aspecto gramatical ou ortográfico, mas de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.

III- Na escrita, os sinais de pontuação determinam significados e orientam o leitor às inflexões de voz e de entonação, no caso da leitura dos textos escritos.

 

Estão corretas as afirmativas presentes em:


I e II.


I e III.


I, II e III.


III.


II e III.

Leia o texto:

A ciência para o século XXI

Ciência para todos

"A sociedade do conhecimento" implica a realização do pleno potencial de capacidade tecnológica, aliando metodologias tradicionais e modernas que estimulem a criação científica e conduzam a um desenvolvimento humano sustentável. 

A democratização da ciência coloca três objetivos principais:

• aumentar o número de seres humanos que se beneficiam de forma direta do progresso das pesquisas de C&T as quais devem dar prioridade às populações afetadas pela pobreza;

• expandir o acesso à ciência, entendida como um componente central da cultura;

• exercer controle social sobre a C&T e sobre a orientação dada a ela, através da adoção de opções morais e políticas, consensuais e explícitas. O que foi dito acima enfatiza a importância da educação em C&T e sua popularização entre a sociedade em geral.

A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação– Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2003. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000207.pdf Acesso em: 04 set. 2017

 

Nesse fragmento de texto, a palavra CIÊNCIA aparece cinco vezes. Que outra palavra é acentuada graficamente no texto segundo a mesma regra de acentuação:


Científica


Importância


Número


Tecnológica


Explícitas

Leia o texto a seguir para responder à questão.

 

As duas manas Lousadas!

 

Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

 

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

 

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente:


definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.


associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.


atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.


particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.


acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.

Páginas: 12345678910
1112